Notícias e novidades

Escolha o melhor regime tributário para a empresa

Um dos passos mais importantes para o sucesso de uma nova empresa é a escolha de um bom regime tributário, que não deve ser negligenciada nem tão pouco feita de qualquer jeito.

Mas quais são os regimes tributários existentes? Confira abaixo um resumo feito pela Ética Contabilidade, localizada em Ribeirão Preto, sobre Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Lucro Real

No Lucro Real o imposto de renda e a contribuição social são apurados pela contabilidade sobre o valor obtido de lucro líquido ao final da demonstração contábil. A alíquota é de 15% sobre o lucro real bruto, ou o chamado lucro antes dos impostos. Empresas que possuem ganhos superiores a R$ 78 milhões por ano são obrigadas a realizar a tributação pelo Lucro Real.

Lucro Presumido

Aqui, o IRPJ e a CSLL são calculados com base em uma receita bruta prevista. Essa margem de lucro é pré-fixada por lei, com percentuais determinados para cada ramo de atividade e o PIS e Confins são calculados de forma cumulativa, com um alíquota de 3,65% sobre o faturamento. Essa opção é ideal para empresas que mantêm um faturamento linear ao longo dos meses, já que o cálculo dos impostos é feito com base em um lucro previsto para o ano contábil.

Simples Nacional

Uso principalmente por Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresário Individual (MEI), a tributação é determinada de acordo com a atividade exercida e suas alíquotas variam de 4,5% a 16,93%. É preciso apenas verificar se a empresa possui ganhos de até R$ 3,6 milhões ou R$ 60 mil no caso do microempresário individual.

Para escolher o modelo ideal, é preciso tomar a decisão com base em quatro pontos fundamentais: o porte do negócio; a margem de lucro; o nicho de atuação; e levando em conta as possíveis projeções futuras de expansão.

Considerando cada um dos quesitos acima é uma forma de garantir o menor pagamento de impostos para a empresa dentro da ética e da lei. Por isso, antes de qualquer decisão é preciso analisar a empresa como um todo, pois qualquer erro pode resultar em custos desnecessários a curto, médio e longo prazo.

Além disso, uma escolha equivocada pode atrapalhar o planejamento tributário e contábil da empresa, gerando problemas que podem impactar negativamente até mesmo no próprio CNPJ do negócio.

E, para ajudar nessa etapa, a Ética Contabilidade, localizada em Ribeirão Preto, é o melhor lugar para te ajudar. Entre em contato!3) Pontos importantes para a organização financeira da sua empresa.

Ética contabilidade WhatsApp
WhatsApp Web