Muitos sonhos em ter seu próprio negócio, seja para não ter mais chefe, ter o trabalho dos sonhos ou mais tempo livre para cuidar da vida pessoal. Mas quais são os primeiros passos para, quem sabe, ver o nascimento de um grande negócio?
Confira nos cinco passos a seguir montados pela Ética Contabilidade, localizada em Ribeirão Preto, como fazer isso de forma simples, evitando uma série de erros comuns.
1. Em primeiro lugar é preciso definir a natureza jurídica, ou seja, como a empresa será tratada no âmbito jurídico, e o regime tributário, que determina os impostos que deverão ser pagos. As opções são Empresário Individual (EI); Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI); Sociedade Limitada (LTDA); e Sociedade Simples.
Feito isso, é preciso associar a empresa no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, de acordo com o que for mais vantajoso para a empresa.
2. Feito isso, vamos para a parte da elaboração do contrato social, que funciona como uma certidão de nascimento da empresa, com todas as informações sobre o negócio.
3. Quando o contrato social estiver pronto, é hora de partir para o registro da empresa na junta comercial da região, como exemplo, a Junta Comercial do Estado de São Paulo que há um Escritório em Ribeirão Preto. Somente depois disso é possível solicitar o CNPJ da empresa na Receita Federal.
4. O quarto passo é fazer a inscrição estadual ou municipal de acordo com a atividade exercida para pagar os impostos devidos. Se houver dificuldade neste aspecto, seria interessante contratar uma empresa de contabilidade.
5. Por fim, de acordo com a atividade que a empresa exerce, é necessário conseguir um alvará de funcionamento ou licenças específicas para começar as atividades de forma ética e transparente.
Após seguir esses passos, você estará apto para abrir sua empresa! Nos próximos textos da Ética Contabilidade, localizada em Ribeirão Preto, focaremos em aspectos mais específicos para melhorar o seu negócio.